Hoje trago-vos um tema que interessa a muita gente, e provavelmente, a ti que estás a ler este post e a pensar que não fazes ideia do que é que precisas para começar a correr.

Em 2016 quando comecei…

Digo muitas vezes que quando comecei a correr, calçava um par de ténis e saía para a rua. Até à minha terceira meia maratona, sempre corri sozinha. Tudo o que aprendia era através de sites de corrida, livros, a ouvir experts falar e depois aplicava. Já se sabe que o que funciona lindamente para uma pessoa, pode não funcionar para outra e por isso testar tudo é fundamental para ser bem sucedida – não só na corrida. ☺️ 

Claro que quando decidi fazer a minha primeira meia maratona percebi que o meu gosto pela corrida já não era só um capricho: eu gostava mesmo daquilo. Ao ponto de acordar as seis da manha para ir treinar antes do trabalho, para ir correr num dia de chuva ou para abdicar de noitadas com amigos porque no dia seguinte tinha uma “prova importante”. Bem, aqui os corredores vão-se identificar. Sei que não estou sozinha nisto.  😅 

E foi aí que decidi organizar a minha To Do List de corrida que passava essencialmente por três coisas:

  1. ANÁLISES
  2. PLANO DE CORRIDA
  3. TÉNIS E ROUPA APROPRIADA

ANÁLISES

  • Comecei pelas análises de sangue porque eu sou preocupada com a saúde desde sempre. Culpa dos meus queridos pais que me incutiram esta mania de ser saudável. Faço análises todos os anos, às vezes, semestralmente para analisar níveis de açúcar no sangue, colesterol, calcémia, ferro e magnésio, sobretudo… Basta irem ao vosso médico de familia ou a um médico de medicina geral e familiar e dizerem que querem fazer análises ao sangue.

Qualquer valor fora do normal deve ser analisado pelo vosso médico que vos presceveu as análises e corrigido antes de começarem qualquer desporto.

PLANO DE CORRIDA

O plano de corrida poderá ser mais importante se tiverem um objetivo: uma prova por exemplo, ou fazer mais de X kms ou de X tempo. Todos começamos por ser iniciantes por isso comecem com calma e vão evoluindo. Não tenham pressa!

Se querem apenas correr por lazer, sem compromisso,provavelmente podem saltar esta parte de preparar um plano e, correm quando vos apetecer. Mas se não forem organizados ou tiverem uma vida muito corrida, pode ser útil terem um compromisso na agenda que vos ajude incutir o hábito.

Para o plano de corrida peçam ajuda a alguém da área, procurem na internet, vejam videos e acima de tudo, informem-se.

TÉNIS E ROUPA APROPRIADA

Já contei aqui várias vezes esta história mas a minha primeira meia-maratona foi com uns ténis não apropriados para correr e acabei por me lesionar. Obviamente a culpa foi minha de não ter investido nuns ténis próprios de corrida mas os meus do ginásio ainda estavam bons e não dizia explicitamente que não eram de corrida então arrisquei. Não arrisquem porque não vale a pena.

Hoje em dia uns bons ténis e específicos de corrida podem não ser caros. è uma questão de compararem preços, ver em várias lojas e escolher o que for mais sensato para vocês. Deixo-vos aqui algumas opções que utilizo:

Dica: Lembrem-se que os tenis de corrida normalmente devem ser 1/2 ou 1 número acima do vosso número habitual. Para primeiro par aconselho sempre irem a uma loja, falarem com alguém da área, experimentarem e só depois comprarem.

Relativamente à roupa, aqui podem estar mais tranquilos embora a roupa específica seja importante: sobretudo para nós mulheres. Se tivesse de escolher uma peça, optaria por um bom top com sustentação elevada. Deixo aqui alguns modelos que gosto e com bons preços.

Há várias lojas de desporto físicas: Sportzone, Decathlon, Primark ou online das próprias marcas: a Adidas tem um outlet online que tem preços incríveis.

Espero que tenha sido útil! Partilhem comigo dicas que tenham e que sejam fundamentais para quem queira começar a correr. 💜