Se já és um corredor assíduo ou simplesmente começaste agora a, certamente já pensaste se valia a pena investir num relógio, certo? Então este post é para ti.

Quando comecei a correr não utilizava nenhum método de controlo. Limitava-me a calçar uns ténis e sair para a rua. Quando comecei a ir mais vezes, procurei aplicações que pudessem medir o número de kms que fazia. Aqui o desafio era ver quantos kms conseguia fazer. Lembro-me que no início fazia sempre cerca de 3km. Foi na minha primeira prova de 5km que quis utilizar uma aplicação que medisse o tempo que iria fazer e pus a contar imediamente após o começar. Fiquei toda contente quando acabei – foram cerca de 30min – esqueci-me foi de terminar a corrida na app. 😂 

Só quando comecei a correr mais regularmente e participar em provas de 10km investi num relógio. Na verdade, foi um presente das minhas amigas no meu aniversário em 2017: um tomtom runner 3. Um relógio bastante bom e completo para uma iniciante como eu mas já vos falo disso mais à frente.

Vamos ao que interessa. Se te iniciaste recentemente na corrida, possivelmente ainda te safas lindamente com as aplicações gratuitas disponíveis no teu telemóvel. São várias as apps que fazem lindamente este trabalho e medem o essencial: a distância, o pace, o tempo, a altimetria e as calorias. Deixo-vos aqui algumas das que conheço.

Que apps posso usar para correr?

  • Adidas running
  • Nike Running
  • Strava
app adidas running
App Adidas Running

Como saber se preciso de um smartwatch?

Resumidamente, se os dados que as aplicações te dão já não são suficientes. Ou seja, se queres saber mais do que o n° de kms, o tempo, o ritmo médio e as calorias gastas.

Posso dizer-vos que a vossa escolha também pode depender da regularidade dos treinos ou do volume de kms mensais que fazem mas mais importante que isso é saber se realmente acham que vale a pena o investimento. Sim, porque é um investimento que nunca vos fica a menos de 100€.

Quais os “melhores” smartwatches?

Está é uma pergunta muito subjetiva porque depende do vosso gosto pessoal e do que procuram num relógio mas deixo-vos aqui as marcas mais conhecidas. Lembrando sempre que existem vários modelos dentro de cada marca – dos mais básicos aos mais avançados – nunca se esqueçam de ver bem as especificações de cada um.

  • Tomtom
  • Huawei
  • Garmin
  • Sunto
  • Polar
  • Apple

Como escolher o smartwatch ideal?

O lado bom de já estar nisto há algum tempo é saber exatamente aquilo que que é mais importante. Como o que for mais importante para mim, possa não ser o mesmo que para ti, deixo-vos aqui os meus critérios de escolha que podem ter em conta quando quiserem comprar um smartwatch. Para mim esses critérios são: medição, gps e música.

A medição vai-nos dizer tudo o que ele mede: desde calorias, passos, kms, tempo, altimetria, sono… Isto vai variar com o preço.

A função GPS só é interessante para quem pratique desportos dinâmicos ao ar livre: corrida, natação ou bicicleta, por exemplo. Mede com maior precisão os dados da velocidade, kms e tempo. Mas se a maior do teu exercício é feito em casa ou no ginásio, se calhar não vais precisar tanto desta função.

A música no próprio relógio pode não ser um factor fulcral para toda a gente sobretudo se te estas a iniciar num desporto mas para quem pratica um desporto ao ar livre como a corrida e participa em provas, ter tudo num só dispositivo facilita. E porquê? Porque é menos um peso que tens de levar contigo.

Só de me lembrar que para a maratona devia ir levezinha e só na banda da cintura guardava o meu telemóvel, 6 géis, 1 pacote de gomas, 1 lenço e sabe-se lá mais o que. É logo um peso a mais que podiamos evitar.  😅  Eu digo isto mas os meus relogios tem música, simplesmente para a minha primeira maratona eu quis levar o telemovel comigo porque estava numa cidade estrangeira e ia sozinha durante todo o percurso. Caso acontecesse alguma coisa tinha como avisar.

A minha experiência com os meus smartwatches

Como vos disse no ínicio do meu post, em 2017 as minhas amigas juntaram-se e ofereceram-me um tomtom runner 3 cardio. Um relógio bastante completo e com música incorporado.

  • Monitorização por GPS
  • Modos de treino avançados
  • Treinos personalizados
  • Modos multidesportos
  • Leitor de música integrado
  • Aplicação TomTom Sports

O ano passado recebi um Huawei Watch Gt que é touch e a cores. É um relógio que em termos estéticos é muito mais bonito que o tomtom mas não tem tantas funcionalidades. Também em termos de preço é bastante mais económico que o anterior por isso está equilibrado. Fiz uma review desse relógio aqui no blog – se quiserem ler está aqui.

A maior parte dos meus amigos de corrida utilizam garmin e alguns deles a sunto. Dos iniciantes ou pessoas que correm esporadicamente, vejo muito a utilização do apple watch, talvez por ser um relógio bonito e que não serve apenas para corrida – mas a verdade é que o huawei e o garmin também já têm estética que permitem a sua utilização no dia-a-dia. A polar tem vindo a ganhar adeptos cá em Portugal embora seja uma marca que via muito no Brasil.

Concluindo, a escolha do relógio depende do vosso gosto pessoal: não só a nível estético mas muito a nível de características do produto em si. Informem-se bem antes de comprarem, tirem todas as vossas dúvidas e depois sim, façam uma boa escolha. ☺️