Esta receita aprendi com a minha mãezinha mas ao longo dos tempos foi sendo aperfeiçoada por mim… Confesso que o dote culinário não me assiste mas para os doces a vontade de aprender sempre foi maior… portanto, hoje deixo-vos aqui a minha receita de mousse chocolate. Não vou dizer que é light, zero, magra mas quando me apetece um verdadeiro doce, é incrível. E como podem ver pelos ingredientes não é nada demais…

Vamos lá:

Ingredientes:

  • 6 ovos médios
  • 1 tablete de chocolate preto 70% cacau

Preparação:

  1. Colocar o chocolate no lume muito brando até derreter totalmente. Cuidado para não queimar o chocolate e não pegar ao tacho. Se necessário utilizar uma gordura (1 c chá de azeite ou óleo de coco são boas opções – utilizo se não tiver o meu tacho.
  2. Separar as gemas das claras em dois recipientes distintos.
  3. Juntar as gemas à panela que está ao lume com o chocolate quase derretido e mexer bem.
  4. Noutro recipiente bater as claras em castelo até ficarem bem “durinhas”
  5. Finalmente, é só juntar as claras em castelo ao preparado feito na panela (!)
  6. Levar ao frigorífico

Notas:

Utilizava sempre o mesmo chocolate – pantagruel 70% – mas comecei a variar e a utilizar outros chocolates pretos sem açúcar e funciona bem na mesma – os do Jumbo e do continente da marca deles não tem açúcares adicionados e funciona muito bem. Já para não falar que é bem mais barato!

Atenção (!), o segredo da receita está aqui: ao juntarem as claras em castelo na panela façam-no muito suavemente, envolvendo as claras e juntando lentamente com o chocolate e as gemas já batidas. Este processo pode levar uns minutinhos mas garante que a vossa mousse fica com aquela textura suave.

Parece que estamos a comer nuvens, sabem? 🙂

Dose: 6-8 pessoas