Hoje é segunda-feira e é um ótimo dia para colocar em prática novos desafios. É o ínicio de uma nova semana logo o ínicio de um novo ciclo, de um novo hábito ou uma nova oportunidade. Bora?

O meu desafio da semana vai ser introduzir legumes nos meus smoothies matinais, até sexta-feira! O primeiro dia já foi!

INGREDIENTES

  • 1/4 beterraba;
  • 5 morangos;
  • 8 framboesas;
  • 1 copo leite de amêndoa;
  • 2 colheres sopa de aveia;

Misturar tudo no liquificador por 30 segundos e está pronto. Este sumo é rico em antioxidantes graças à beterraba, aos morangos e às framboesas!! Como contém aveia e a bebida de amêndoa, sacia durante mais tempo e é uma excelente opção para um pequeno-almoço mais corrido.

Mas, afinal de contas, o que são antioxidantes?

Antioxidantes são moléculas capazes de retardar ou impedir o dano oxidativo, processo causado por substâncias chamadas radicais livres, que podem levar à disfunção das células e o aparecimento de problemas como doenças cardíacas, diabetes e cancro. Os antioxidantes interrompem estas reacções em cadeia eliminando os radicais livres intermediários e inibindo outras reacções de oxidação. Regra geral, alimentos processados contêm menos antioxidantes do que os frescos e crus, uma vez que os processos de preparação causam exposição ao oxigénio. Uma dieta rica em frutas e legumes é fundamental para a saúde e retarda os efeitos do envelhecimento!

Experimentem e digam-me! 🤩