Hoje trago-vos um tema que há muuuuito tempo que é pedido tanto aqui no Blog como no instagram. 🤗 Como não sou a melhor pessoa para esclarecer as vossas dúvidas, fui buscar a nossa querida atleta Dulce Felix para nos ajudar e dar algumas respostas às questões mais recebidas.

Espero que gostem e que realmente seja útil. 

Se tiverem mais questões deixem nos comentários.

1. Qual é que achas que é a maior dificuldade para quem quer começa a correr? 

Dulce: Na minha opinião a grande dificuldade é procurarem correr ao ritmo que lhes permite para ter uma vida mais saudável e não entrarem em loucuras do tipo treinam a 3 meses e querem logo fazer uma maratona e depois sofrem imenso.

Maggy: Para mim a maior dificuldade surgiu quando pensei fazer a minha primeira meia maratona há 3 anos porque sentia-me perdida na organização do plano semanal de treinos.

2. Qualquer pessoa pode correr ou há algum tipo de corpo mais predisposto? 

Dulce: Qualquer pessoa pode correr desde que esteja capacita fisicamente para tal não tem haver com uma questão de corpo mas sim de limitações de doenças degenerativas que não o permitem.

3. Um essencial que não dispensas para correr e que pode mesmo fazer a diferença? 

Dulce: Um bom equipamento textil e calçado no meu caso Adidas o que me permite tirar o maior rendimento desportivo.

Maggy: concordo a 100% contigo. Mas se tivesse de escolher uma peça seriam sem duvida: uns bons ténis. Os meus favoritos são os Ultraboost da Adidas.

4. Alguma técnica para melhorar tempos?

Dulce: Cada atleta tem a sua própria técnica de corrida e ao qual o seu treinador tenta explorar ao máximo.

Maggy: o que tem funcionado comigo é a introdução de treinos de velocidade, as chamadas: séries em que X metros (200/300/400…) variamos a nossa velocidade e testamos ritmos mais rápidos que o nosso ritmo confortável. Exemplo: se corro a 5:30/km, nas séries a minha velocidade deve ser inferior (ex: 5:00/km).

5. Algo que tenhas aprendido da pior maneira? 

Dulce: quando a preparação de competição não corre bem não vale a pena irmos iludidos para a partida porque vai correr mal.

Maggy: na minha primeira meia maratona tinha uns ténis que utilizava no ginásio e utilizei-os para a preparação da prova que ia realizar e acabei por me lesionar. Os ténis não eram próprios para correr. A prova que a inexperiência traz lesões. 😅

6. Um último conselho para os nossos corredores?

Dulce: Não corram sem aconselhamento tecnico  de alguém que perceba pessoalmente acompanho um projecto online #Trainingtheonlinedistance que está a ter resultados fantásticos com atletas de pelotão dos 10kms a maratona.

Maggy: uns bons ténis e acreditarem em vocês ao ponto de fazerem acontecer!

Se tiverem dúvidas ou mais questões deixem nos comentários. Um obrigada especial à nossa querida Dulce Félix e obrigada a vocês por estarem desse lado. 💜