Se não tens menstruação, este post não é para timas podes sempre mostrar à tua namorada, irmã ou uma amiga que passe por este “drama” todos os meses. Há pouco tempo, publiquei um post(http://www.operacaoanointeiro.pt/2019/03/07/a-corrida-e-o-ciclo-menstrual/) em que falava da relação entre a disposição para a corrida e o ciclo menstrual. Como é um momento pelo qual todas nós passamos,achei que seria interessante desenvolver um pouco mais.

Quantas vezes deixamos de treinar nos dias em que estamos menstruadas? Quantas vezes usamos esses dias como desculpa para não fazer nada? De que forma é que o exercício físico nos pode ajudar?

O corpo de cada uma de nós reage de uma maneira diferente no período de menstruação, e que os sintomas não são iguais em todas. No meu texto anterior – se ainda não leram façam o favor 🤫😋 – (http://www.operacaoanointeiro.pt/2019/03/07/a-corrida-e-o-ciclo-menstrual/) falei disso mesmo, da capacidade hormonal que ganhamos nestes dias. 

Eu própria tenho ciclos menstruais diferentes uns dos outros. Há momentos em que posso sentir desconforto físico, cansaço ou inchaço, mas noutros ciclos sinto-me bastante enérgica e com uma força acima do comum.

Posso dizer que já corri meiasmaratonas nos primeiros dias da menstruação, mas que também já tive ciclos em que quase não me conseguia mexer. No entanto, nos ciclos piores tento praticar exercício, por mais leve que seja. Às vezes uns alongamentos são suficientes para me ajudar a sentir melhor, ou até mesmo andar na passadeira ou caminhar na rua durante 30 minutos. 

Gostava por isso de vos deixar 6 dicas que vos vão ajudar a sobreviver à menstruação.

1. Praticar qualquer exercício físico leve:Alongamentos, yoga, pilates, corrida leve, natação. O ideal para mim é fazer uma atividade à minha escolha, mas de forma constante. Nestes dias, normalmente, não há HIITS nem grandes alterações de velocidade. 
2. Comer alimentos verdadeiros: Escolho especialmente os que são ricos em ferro, para compensar a perda de sangue (muitas verduras escuras🥦🥬🥒) e evitar sal, açúcar, álcool e cafeína. São tudo opções que vão piorar o nosso estado porque retêm líquidos, fazem-nos inchar e podem causar desconforto abdominal. E já basta o desconforto habitual que temos nestes dias.
3. Beber água: Perdemos sangue nestes dias e, com isso, perdemos água também. Sinto que beber líquidos nestes dias me ajuda a sentir mais leve e confortável, mas opto essencialmente pela água.
4. Usar roupa confortável: Óbvio! Uns calções ou versão boxer mega confortável, e uma roupa que não me aperte na barriga. Se estiver de fim de semana, o mais certo será usar uma camisola larga e umas calças estilo boyfriend.
5. Água quente: Se tiver com muitas dores recorro ao saco de água quente ou a um banho com o chuveiro nesta zona. Ajuda MUITO! Em último caso, recorro a um ben-u-ron, que é mesmo a salvação.
6. Comer doces: Para mim, é inevitável comer alguns doces nesta altura. Por isso, opto por chocolate preto ou umas bolachas o mais saudável possível. Normalmente umas da Gullon (uma marca espanhola) sem glúten e sem lactose, claro!! Eheh

O verdadeiro segredo é ouvir o nosso corpo. Especialmente nestes dias. 

Bons treinos💜