Uma pergunta que recebo muitas vezes e que eu própria me questiono é sobre a quantidade de exercício aeróbio que “posso” ou não fazer.

Ou seja, não me preocupo a fundo nesta questão se não acho que não corria meias maratonas.

Mas qual é o racio em que correr ou fazer qualquer tipo de cardio deixa de ser saudável e passa a ser “excessivo”?

Bem, excessivo é uma palavra muito forte mas segundo os últimos estudos na área da saúde um indivíduo deve praticar 150minutos de atividade cardiovascular por semana. 

Isto dá 30minutos de alguma atividade aeróbica durante 5 dias por semana ou 50minutos 3 vezes por semana.

Na minha experiência confesso que na altura da preparação para as meias maratonas o meu cardio é superior a estes 150min por semana. No entanto, também é inferior quando estou “off season” porque acabo por deixar a corrida mais de lado e optar por exercícios de musculação essencialmente.

Embora seja os exercícios aerobicos que “me movem” neste mundo do desporto: natação, corrida, aulas de muita atividade física… confesso que a corrida regular e longa (acima dos 10K) deixa um formato de corpo que eu não aprecio. Fico com as pernas mais desenvolvidas mas fico mais magra e com alguma flacidez. Isto porque talvez chegue ao”excesso”, ao ponto onde deixo de tirar benefícios da corrida e começo a queimar massa muscular.

Concluindo, acho que a minha atividade preferida de cardio é mesmo a corrida porque é onde me sinto livre e completa.

No entanto, se correr não é bem o que vocês gostam podem começar a praticar atividades de cardio que não sejam só correr: pedalar, andar rápido, nadar, dançar são só algumas das atividades que podemos praticar.

Bons treinos 👊🏽