Esta receita para além de muito fácil de fazer, tem muitos benefícios associados. A amêndoa é um alimento nutritivo porque é rico em cálcio e magnésio prevenindo doenças de ossos e tem um baixo índice glicémico e poucas calorias pelo que é uma opção mais saudável para quem queira perder peso ou manter uma alimentação saudável. Para mim, a maior vantagem de todas de fazer o leite em casa é que sabemos que estamos a consumir um produto 100% natural sem outros ingredientes adicionados. Precisam de um ingrediente chave, simples de adivinhar?

Obviamente esta é uma receita muito útil para quem é fã de leites vegetais ou simplesmente é alérgico/a ao leite de vaca. Por vir de um fruto não contém lactose nem proteína do leite de vaca sendo por isso uma opção interessante para todos os intolerantes ou alérgicos ao leite comum ou para todos aqueles que querem experimentar um “leite” diferente.

INGREDIENTES

  • 1 chávena de amêndoas
  • 5 chávenas de água

* podem fazer qualquer quantidade de amêndoas desde que utilizem 5x a quantidade para a água

COMO FAZER

  • Deixar as amêndoas de molho durante pelo menos 6h
  • Retirar a água das amêndoas e colocá-las na trituradora
  • Adicionar 5 chávenas de água às amêndoas e triturar tudo
  • Com um passador, escoar o leite para uma garrafa

Uma chávena de amêndoas deu-me para uma chávena de leite apenas por isso caso queiram fazer uma maior quantidade, aumentem as doses dos ingredientes. No meu caso, o passador não era muito estreito pelo que ainda fiquei com alguns restinhos de amêndoas no fundo do copo. O leite dura em média 3-5 dias no frigorífico.

Bom apetite <3

Ph:Pexels