O meu gosto pela corrida não é segredo para ninguém mas o que eu nunca pensei foi ter a coragem para me inscrever numa meia maratona.

Agora já está e 15 de Outubro lá estarei… com os nervos em franja!

Sempre gostei de correr e vi na corrida um escapo da vida real, é um momento de prazer onde ao som de algum ritmo ganho vontade de ir mais e mais longe. Nunca corri 21 km na vida, aliás o máximo que corri foram 10km e sou sincera, custa e custa muito mas o prazer de terminar é muito maior que qualquer sofrimento durante a prova. Neste caso o meu objetivo é conseguir terminar a prova, sem tempo programado. Idealmente gostava de conseguir chegar antes das 02h mas não quero focar o meu pensamento nisso mas sim em ter uma corrida motivada e sem grandes percalços…

Confesso que estou bastante ansiosa, talvez por ser algo que nunca fiz e por isso a dúvida é sempre muito grande mas nada como uma boa preparação para começar a ganhar alguma confiança. Vou contar-vos tudo!

A PREPARAÇÃO

Comecei a preparação esta semana e já corri os primeiros 3km.  Tenho 6 semanas até ao dia da prova e tenciono manter os meus três treinos semanais orientados pelo João Gonçalves da Team Sik Nutrition para continuar a ganhar massa muscular e manter as pernas e core fortes para aguentarem bem as longas corridas. Saibam mais sobre o meu acompanhamento no artigo dividido entre a parte I e parte II. 

Fora isso, quero comprometer-me a correr duas vezes por semana e, idealmente noutros dias que não os de treino de força. Não gosto nada de correr na passadeira, parece sempre que o tempo não passa. E a a prova disso foram os primeiros 3km que fiz ontem e custaram muito!! A ideia será sempre fazer corridas outdoor. O plano que pensei foi algo como:

Semana 1 – 5km  Semana 2 – 7km  Semana 3 – 9km  Semana 4 – 11km Semana 5 – 13km  Semana 6 – 15km

No dia mais perto da prova 6km só para aliviar as pernas.

Uma dica muito útil que me deram foi fazer uma vez por semana um treino longo, ou seja, pelo menos um dia correr acima dos 10km com mais tempo e sem me preocupar tanto com a velocidade. O importante agora é ganhar resistência para começar a conseguir correr mais. Vamos lá ver se consigo!!

Já alguém fez esta prova? Agradeço muito as sugestões e dicas que possam dar 🙂