Um tema ainda não muito falado na comunidade #fit e que pode trazer sérios traumas a quem quer perder peso ou desinchar e não vê resultados imediatos. Hoje venho falar-vos do inchaço abdominal, como é que ele nos pode afectar e o que é que podemos fazer para o combater.

1. O inchaço não tem a ver com a gordura, nem com o peso, mas com a alimentação

A barriga balão ou uni abdominal como eu lhe costumo chamar quando estou inchada, acontecia-me muito mais quando comia lacticínios ou alimentos que continham lácteos do que hoje em dia- aliás, foi assim que descobri a minha intolerânciaSentia-me sempre inchada com mau-estar e algumas dores fora as idas regulares à casa de banho. O que me faz inchar mais são refeições em excesso, ou seja, refeições onde eu como claramente mais do que devia (normalmente quando como fora de casa: entrada, prato principal, sobremesa…), alimentos com gluten– se comer um pacote de bolachas inteiro, uma pizza, pão branco…

2. Ninguém esta com a barriga VS 24/7 (nem mesmo elas)

É bom saber que nem mesmo quem treina regularmente e come bem tem uma barriga lisa, muito menos a toda a hora. As fotografias que vemos no Instagram são tiradas de manhã que é quando o organismo está menos inchado, quando ainda não comemos ou quando já fomos à casa de banho. Estar inchada não é sinónimo de não ser #fit. Estar inchada é sinónimo de que algo não está bem no nosso organismo e isso é algo que devemos tentar perceber a causa mas é normal acontecer! Não tem nada de anormal!!

3. Há alimentos que, realmente, desincham!

Existem vários alimentos com efeitos anti-inflamatórios e que permitem lutar contra o inchaço – alguns deles são: frutos vermelhos (amoras, framboesas, mirtilos…), ananás, limonada (atenção a quem tem o estômago sensível ou azia) frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs…), peixes. Claro que beber água e chás pode ajudar muito uma vez que o inchaço pode ser retenção de líquidos e, neste caso, quanto mais bebermos, mais vamos a casa de banho e mais limpamos o organismo. Mas também pode não ser e no caso de terem dúvidas, devem consultar um médico. Se quiserem saber as minhas dicas para desinchar, espreitem aqui.

(!) Atenção que quanto digo beber muito água, é beber a água adequada ao organismo de cada um. Idealmente devemos beber 8 copos de água por dia que equivale a 1,5L-2L diários.