Depois de 2 semanas de férias estou ansiosa para voltar ao meu dia-a-dia. Já se sabe que quando vamos de férias deixamos para trás a nossa rotina e com ela deixamos quase sempre a alimentaçãos saudável, os horários certos e os treinos. Mas e, se eu vos disser que consegui manter uma alimentação equilibrada? Bem, não é tal e qual a que tinha mas alguns truques que me ajudaram a não sair muito da linha.

  1.  Andar, correr, nadar… Se há algo que caracteriza as viagens são as longas caminhadas, sejam elas na cidade ou na praia. Troquem os transportes públicos por uns belos pares de ténis e vão para todo o lado a andar. Eu confesso que andar não é a minha perdição mas nadar é então sempre que ia ao mar aproveitava para dar umas braçadas. A bicicleta também é uma excelente opção e em algumas cidades como Amesterdão não podia fazer mais sentido – quando lá estive só apanhei 2 táxis: para ir e vir do aeroporto;
  2. Organizem o que podem – Há refeições que não podemos preparar ou antecipar porque não sabemos onde é que vamos comer, quanto mais o que é que vamos comer mas uma garrafa de água e alguns snacks podem ajudar a controlar o apetite entre as refeições. Fruta e frutos secos são ótimas opções. Eu levo sempre 1 banana e algumas nozes ou cajus. Barritas vegan também podem ajudar – confiram sempre a lista de ingredientes antes de comprar (açúcares, xaropes e aditivos não são bem-vindos);
  3. Perdido por 100 não é perdido por 1000 – Lá porque abusaram ao almoço, beberam uma caipirinha ao jantar não quer dizer que no resto dos dias possam cometer ainda mais excessos. Aceitem esses excessos como parte das férias. Afinal de contas quem é que vai de férias e não comete excessos?! As férias são fazer um bocadinho o que nos apetece. O segredo está no equilíbrio. Comeram mais ao jantar, comam uma salada ao almoço;
  4. Hidratem-se!!!! – Não há nada melhor para o corpo do que dar-lhe água para desempenhar as suas funções com normalidade. De férias andamos mais, comemos mais, cometemos alguns excessos mas devemos manter o nosso corpo hidratado. 1.5L água diariamente posso ajudar a desinchar e manter-nos saciadas durante mais tempo. Se forem para um país tropical, usem e abusem dos sumos naturais e águas de côco!!! Confesso que bebia pelo menos 2 por dia! 🙂