Na sequência do post com sugestões de pequeno-almoços saudáveis, hoje trago-vos 4 almoços fáceis, rápidos e bons para levar para o trabalho. Se têm dias corridos e a cozinha não é o vosso forte, então este post é para vocês.  Eu confesso que a cozinha não é o meu dote de eleição então faço receitas muito simples mas que gosto bastante. Bom apetite!

!! Escusado será dizer que estes almoços são #dairyfree !!

SALMÃO COM BATATA DOCE

Ingredientes: 1 posta de salmão congelada; 1 batata doce; azeite e pimenta a gosto;

Como fazer: Descongelar o salmão e já descongelado levá-lo à frigideira já bem quente. Como gosto do salmão mal passado, quase braseado deixo pouco tempo de cada lado. A batata doce, ou levo ao forno (cerca de 30min a 180graus),  ou ao microondas, envolta em prata durante cerca de 7min. Para saber se está no ponto basta espetar o palito e ver se sai limpo. Se sair é porque já está pronta.

SALADA DE ATUM 

Ingredientes: 1 lata de atum, 1 chávena de legumes congelados iglo (há muitas coisas que vale a pena comprar marca branca mas para mim os legumes não são o caso), 1 batata doce,  1 chávena de grão e 2 ovos cozidos;

Como fazer: Descongelar os legumes e cozê-los durante cerca de 10min em lume brando. Colocar os dois ovos numa panela e cozê-los durante cerca de 7 min. Depois de retirar os legumes e os ovos cozidos do fogão deixar arrefecer antes de juntar todos os ingredientes numa travessa e servir.

FRANGO COM BATATA DOCE E SEMENTES DE SÉSAMO

Ingredientes: 2 peitos de frango; 1 batata doce; azeite;

Como fazer: Cortar os peitos de frango e temperá-los a gosto: utilizo apenas azeite. Levar ao lume até ficarem dourados. Não gosto da carne bem passada por isso deixo um bocadinho de cada lado até ganharem uma cor e retiro do lume. Adicionar pimenta a gosto. Para a batata doce utilizo o mesmo método da primeira receita – ou forno ou microondas. Depois é só acrescentar as sementes.

OMELETE COM LEGUMES 

Ingredientes: 1 ovo e 2 claras (podem usar aqueles pacotes de claras que se compram no Jumbo), legumes congelados, azeite e pimenta a gosto;

Como fazer: Juntar os ovos numa taça com uma colher de sopa de leite (uso vegetal) e levo ao fogão em lume médio cerca de 5min ou até ficarem douradinhos, sempre a mexer. Descongelar os legumes no microondas ou no fogão em lume cerca de 10min. Adicionar os legumes já cozidos à omelete e misturar tudo. Adicionar pimenta a gosto.

Fotografias: Pinterest