Chegas a segunda-feira e o teu treino é sempre igual? Os mesmos exercícios com as mesmas repetições e o mesmo peso? Então ficas já a saber que deves alterar pequenas coisas para potenciares os teus resultados. Se não estás a ver resultados podes estar a fazer alguma coisa de errado, ou simplesmente ainda não estás a fazer tudo o que podes para conseguires resultados eficazes.

Se vais começar a treinar agora então há coisas que tens de saber. Treinar regularmente traz resultados mas isso não significa fazer o mesmo treino sempre. Alterar os treinos de 3 em 3 semanas seria o ideal, se não conseguem façam pequenas alterações nos vossos treinos.

Alterar a ordem dos exercícios
Porquê seguir sempre a mesma ordem dos exercícios? Squat, lunge, press… experimenta começar pelo fim ou vai trocando. Se treinas o corpo inteiro e fazes perna, braços  e abdominais no final, que tal experimentares treinar o abdominal primeiro hoje? Ou incluíres uma corridinha para aquecer.  O corpo precisa de variar para atingir objetivos.

Alterar o tipo de treinos
Se num dia fazes treino de força, experimenta fazer um treino de resistência no dia seguinte. Se nunca deste uma hipótese “aquela” aul que achas que não é o teu género, vai lá e experimenta. Dar diferentes estimulos ao corpo permite-lhe sair da zona de conforto e estar sempre em esforço.

Alterar a carga utilizada 
Esta acho que já disse várias vezes aqui mas variar os treinos de força também é importante. Ficarmos sempre nas 8-12 repetições torna-se pouco desafiante quando o nosso corpo já está habituado. A hipertrofia também pode ser conseguida com um maior número de repetições (até 20). Se já fazes muitas repetições experimenta diminuir o número mas aumentar a carga.

Isto parece simples mas só se consegue com duas coisas: esforço e dedicação!