Os doces, a perdição de muitas meninas aqui no blog e a minha verdadeira perdição também! Já disse aqui muitas vezes, todos nós temos coisas que realmente adoramos e nos custa deixar de comer ou reduzir as suas quantidades e, no meu caso, uma delas foi o açúcar.

O açúcar proporciona ao cérebro uma sensação de felicidade e prazer, pois estimula a liberação de dopamina – hormona  responsável pela sensação de recompensa causando ao cérebro uma sensação semelhante ao consumo de drogas e tal como elas causa dependência.

Quando comecei a ter uma alimentação mais regrada e saudável eu sabia que os doces não iam ser a regra dessa alimentação mas quem sabe, uma exceção. Hoje em dia uso muitos truques para evitar o meu desejo por doces – desejo esse que é totalmente emocional, eu sei que não preciso de doces mas às vezes apetece-me… muito!! Esses truques são super conhecidos e são eles:

  • Beber água: muitas vezes a nossa fome ou desejo por coisas “gordas” e/ou “açucaradas” não é nada mais nada menos do que sede disfarçada portanto o primeiro passo é descobrir se estamos realmente com fome ou não.
  • Comer fruta: a fruta ajuda-me muuuito! é capaz de ser o que me ajuda mais, eu sempre fui muito gulosa e também sempre adorei fruta. Num dia comum eu como cerca de 5 peças de fruta/dia e é bom porque para além de me dar o açúcar que eu preciso, sacia-me o desejo por doces. O truque é variar!
  • Comer gorduras boas: no outro dia numa revista da área (eu adoro, vocês já sabem) li que a vontade de doces podia ser derivada da falta de gordura na alimentação. Graças a deus o mito que a gordura “engorda” já passou e portanto devemos inclui-la diariamente. P.S Não estou a falar de pizzas nem cheeseburguers ok? Mas um abacate ou uns frutos secos…
  • Lavar os dentes após as refeições: Já conheciam este truque? Lavar os dentes depois de almoço ajuda a controlar o desejo por doces devido ao mentol presente nas pastas de dentes. Agora toca a levar a escova de dentes para o local de trabalho… A pastilha elástica também pode ajudar.

E vocês meninas, são gulosas? Que truques é que usam para se controlarem?