Calma, calma! Não te asustes já.  Mais uma parceria com o blogue Ela cozinha, Ele lava 🙂 e uma excelente e saudável receita para as minhas leitoras!!!! “Ela” sabe que em muitas casas, a lasanha é o prato favorito, mas trata-se de uma bomba calórica enorme.Por isso trouxe-vos uma lasanha de courgette, super ligeira, que em vez de levar massa, utiliza a courgette para fazer as camadas.

Ingredientes:

  • 2/3 Courgettes
  • 6/8 tomates maduros
  • 1 cebola e 2 Dentes de Alho
  • Frango desfiado ou carne picada
  • Queijo ralado Light
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Pimenta Preta QB
  • Sal QB

Preparação:

Vamos começar pelo molho de tomate. Refoga a cebola picada em azeite juntamente com os dentes de alho esmagados. Pela os tomates e adiciona-os à frigideira. Tempera com Pimenta-Preta e Sal. Aguarda uns 15 minutinhos e coloca a mistura dentro de um processador de alimentos ou tritura tudo com a ajuda da varinha mágica. Se tiver muito grosso, adiciona água e leva novamente ao lume.

Entretanto lava bem as courgettes, corta-as com ajuda de uma mandolina ou em fatias finas no sentido longitudinal. Tenta cortá-las sempre inteiras para que possam dividir as camadas da lasanha.

Numa frigideira, coloca um fio de azeite e junta frango ou carne picada e adicione o molho de tomate. Não todo, reserve um pouco do molho para espalhar na base da travessa de ir ao forno. Deixe Cozinhar.

Enquando a carne está a fazer, grelha as fatias de courgette de ambos os lados e coloca-as num tabuleiro cobertas com papel. Isto vai ajudar a que a lasanha não fique com água a mais.

Na travessa de ir ao forno coloca o molho de tomate que colocaste de parte e espalha bem.

Por cima coloca fatias de courgette até tapar o molho de tomate, como se fossem placas de lasanha normais.
De seguida, cobre a courgette com metade do preparado de frango ou carne.
Cobre novamente com as fatias de courgette e adiciona o restante do preparado.

Termina novamente com as fatias de courgette.
Por fim, cobre a lasanha com o queijo ralado.

Leva o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixa durante 15-20 minutos ou até o queijo gratinar.