Não podia deixar de partilhar esta descoberta com vocês: manteiga de amêndoa caseira e super fácil de fazer!!! (para quem tem bimby, que não é o meu caso grrrr). Esta receita pode ser utilizada para fazer manteiga de qualquer fruto seco: nozes, avelãs, castanhas… o que vocês quiserem e tem milhões de possíveis utilizações!!! Como se não bastasse é super saborosa e contém as propriedades saudáveis dos frutos secos – gorduras boas daquelas que nos deixam realmente saciados! É um excelente pré-treino!

Claro que estas manteigas já existem à venda em vários sitios mas nada como sermos nós próprios a fazer e saber o que estamos a comer. Eu comprei os meus frutos secos no jumbo e fui para casa toda contente. Tentei fazer com a 123 e com a minha liquidificadora mas nenhuma delas conseguiu transformar as belas das amêndoas em manteiga. A 123 picou tudo e ficou tipo um pó e a liquidificadora nem isso. Acabei por pedir a uma colega da minha mãe com bimby para experimentar e disse que resultou em menos de 1 min portanto meninas com bimby, são umas sortudas!!!!! Quem quiser mesmo comprar e poupar algum dinheiro (sim, porque fazer em casa saí um bocadinho caro devido ao preço dos frutos secos) e ter a certeza que a manteiga que estão a comer é 100% amêndoas verfiquem SEMPRE nos ingredientes se diz apenas amêndoas. Deixo-vos aqui algumas possibilidades saudáveis:

Para as restantes meninas que têm bimby, yammi ou qualquer robot de cozinha, a receita é a seguinte:

  • 1 chávena de amêndoas
  • 1 c. sopa de óleo de coco

Preparação:

  1. Coloquem as amêndoas num tabuleiro com papel vegetal e levem ao forno a 220 graus. Quando começarem a sentir o cheiro das amêndoas torradas ou as virem mais tostadas podem retirar. O processo levará cerca de 5 minutos.
  2. Quando retirarem coloquem na bimby por 1 min – a velocidade não sei, mas basta irem vendo – quando já estiver com uma consistência de manteiga está pronto!
  3. Escolham um recipiente e não se esqueçam de o guardar no frio. Podem conservar no frigorífico cerca de dois meses. Se ficar de fora durará apenas uma semana.

 

manteiga ex

manteiga ex2

Fotos: Pinterest