É verdade que as sementes estão na moda!! Quem de nós é que nunca ouviu falar dos benefícios de consumir sementes? Desde da redução do colesterol, à diminuição de peso, os benefícios e a variedade disponível não tem parado de aumentar… As três sementes que consumo regularmente são as de chia, linhaça e quinoa. Vejam alguns dos benefícios que podem ganhar ao consumir estas sementinhas:

  • Chia:

Mundialmente conhecida pelas suas propriedades capazes de favorecer o emagrecimento, a chia traz muitos mais benefícios. Rica em proteínas, fibras e gorduras e pobre em sódio, esta sementinha é ideal para quem pratica desporto uma vez que favorece a contração muscular. É muita utilizada pelas suas propriedades saciantes devido ao alto teor em fibra, reduz o colesterol, controla os diabetes, possui um efeito desintoxicante e deixa o cabelo e a pele mais saudáveis. Pode ser consumida juntamente com sopas, saladas ou batidos. Tabela nutricional: 1 colher de sopa, em média, contém 46 kcal, 5,25 hidratos de carbono, 2,6gr proteína e 5,15gr de fibra (dados: marca cemporcento)

• Tem mais 6x cálcio do que o leite;
• Tem mais 3x ferro do que os espinafres;
• Tem mais 15x magnésio do que os bróculos;

  • Linhaça:

Mais uma semente capaz de manter a linha. Rica em gorduras saudáveis como o ômega-3, 6 e 9, esta semente é capaz de reduzir os diabetes, regular o intestino e deixar a pele incrível.  Tal como a chia, por ser rica em fibra, é altamente saciante sendo incorporada em inúmeras dietas de perca e manuntenção do peso. As sementes moídas trazem mais benefícios – utilizadas em sopas, saladas e batidos. Ideal para quem tem prisão de ventre. Tabela nutricional: 1 colher de sopa, em média, contém 37 kcal, 2,02 hidratos de carbono, 1,28 gr proteína e 1,9gr de fibra (dados: marca cemporcento)

Por serem compostas por fitoesterogénios e isoflavonas, substâncias com ação semelhante ao estrogénio (hormona presente no corpo feminino), têm sido associadas ao tratamento de sintomas da menopausa e prevenção de diversos cancros (fonte: holmes place)

  • Quinoa:

Alguns dos aminoácidos encontrados na quinoa estão ligados ao desenvolvimento da memória bem como à capacidade de libertação uma substância que dá sensação de bem-estar. Tal como as duas sementes anteriores, a quinoa é rica em vitaminas do complexo B e minerais como o ferro, fósforo, magnésio, zinco e selénio . Pode ser consumida em substituição do arroz ou como acompanhamento de um prato principal. Existem vários tipos de quinoa, sendo que os mais conhecidos são bestes três: branca, vermelha e castanha escura. As diferentes cores estão relacionadas com a intensidade do sabor da mais fraca a mais forte respectivamente.

É uma boa fonte de hidratos de carbono para pessoas com doença celíaca, pois não possui glúten (proteína presente em alguns cereais) na sua constituição. (fonte: holmes place)

E vocês, já se renderam ao poder das sementes? No meu caso, a maneira mais fácil das consumir é nos batidos matinais no caso da chia e da linhaça, e nas refeições principais no caso da quinoa!

É sempre bom relembrar que as sementes devem fazer parte de uma alimentação equilibrada e completa tendo sempre em mente que o excesso de qualquer alimento não é benéfico para a nossa saúde!