Hoje em dia, ainda há muito a ideia de que a musculação torna as mulheres masculinas mas acho que no fundo todas nós sabemos que é um mito! Na verdade o que nos temos é vergonha de ir para o ginásio e levantar pesos na zona dos homens, ou fazer máquinas que são mais associadas ao sexo masculino. Mas vamos lá ser sinceras! Há coisa mais sexy do que uma mulher tonificada? Não há! Lá porque não levantamos 50kg de peito e 100kg de braço não quer dizer que não possamos treinar na zona “masculina”. Não precisamos ter vergonha da nossa estrutura ou do nosso peso – cada um treina com base nos seus objectivos e nem toda a gente tem o objectivo de levantar o máximo peso ou de aumentar os seus músculos portanto vamos lá quebrar este estigma de uma vez por todas!!!

Como podem ver na imagem acima a massa muscular tem o mesmo peso que a gordura ( 1kg de músculo= 1 kg de gordura) só que o tamanho não é o mesmo certo? É visível que a massa gorda ocupa mais espaço no corpo do que a massa magra. Para além disso, quanto mais massa muscular temos no nosso corpo, maior será o nosso gasto energético, ou seja, gastamos mais calorias no dia-a-dia para manter o músculo daí que os a musculação seja tão recomendada para as pessoas que querem emagrecer. O verdadeiro objectivo desta modalidade é desenvolver a força dos músculos. O crescimento dos mesmos vai depender de factores como as repetições, a intensidade e a frequência do treino. Se usarmos cargas mais leves e fizermos muitas repetições, vamos definir o músculo. Se utilizarmos cargas mais pesadas vamos aumentá-lo. Os resultados que vamos ter só dependem de nós!

Ficam aqui algumas razões para praticarmos musculação:

  1. Elimina gordura e celulite;
  2. Aumenta a flexibilidade;
  3. Fortalece os ossos;
  4. Define a silhueta;
  5. Reduz as dores nas articulações;

Se fizer musculação vou ficar com um corpo masculino?

Não, se já vimos mulheres com um corpo masculino é porque trabalham para tal e/ou recorrem a suplementos para isso mesmo! Nenhuma mulher vai ficar com um corpo masculino por realizar musculação! Vão se sentir apenas mais “durinhas”, mais conhecido como “tonificadas”.

A musculação combate a celulite?

Sim, a musculação é uma das principais armas contra a celulite uma vez que tonifica os músculos através da estimulação do sistema sanguíneo e enquanto o músculo é trabalhado, a pele é esticada reduzindo assim a flacidez do mesmo! Já temos um bom motivo ou não?

Devo ter cuidados?

Claro, como qualquer tipo de treino, idealmente, deverá estar adaptado às necessidades de cada um. Antes de fazer os exercícios, falem com um personal trainer e peçam-lhe para lhe explicar e/ou exemplificar como se devem realizar os exercícios.