A proteína é um macronutriente que muitas vezes associamos a alimentos de origem animal. No entanto, existem alimentos de fontes vegetais com um teor proteico bastante interessante! Um grande mito é o de que os vegetarianos ou vegans como não comem carne, não comem alimentos com proteína mas a verdade é que a proteína não é proveniente apenas dos animais. E se, por opção pessoal ou por doença algumas pessoas não consomem proteína de origem animal saibam que há alternativas bastante ricas e capazes de satisfazer as vossas necessidades proteícas diárias.

Tomem nota de alguns deles:

  • Sementes de chia: associam a proteína ao seu teor em fibra e ómega 3. Teor de proteína: 2.4g por colher de sopa
  • Quinoa*: um alimento vegetal fora do comum, com todos os aminoácidos essenciais, sendo considerado uma proteína completa. Teor de proteína: 8g por chávena (cup)
  • Lentilhas*: fonte de fibra, proteína e vitaminas do complexo B. Teor de proteína: 18g por chávena
  • Grão-de-bico*: alia a fibra à proteína, o que leva a que seja extremamente saciante. Teor de proteína: 15g por chávena
  • Manteiga de amendoim: as versões 100% amendoim associam o teor em proteína à gordura de boa qualidade. Teor de proteína: 4.4g por colher de sopa

*para o cálculo do teor de proteína foi considerado o alimento cozido

Outra opção, é a proteina vegetal em pó – vejam aqui! A da Margarida é a da “My Veggies” sabor a baunilha e para quem quiser saber mais deixo aqui alguma informação:

Destaques do 100% Vegetable Protein:

• Fonte de proteína de elevada qualidade

• Proteína 100% vegetariana

• Perfil de aminoácidos completo

• Sem aspartame

• Sem colesterol

• Ajuda a construir músculo e a fortalecer o sistema imunitário

Maria Travassos (nutricionista)

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