Como sabem sou uma enorme fã de aveia, embora seja um hidrato de carbono e visto muitas vezes com maus olhos, é um excelente hidrato devido ao seu alto teor em fibra. Já para não falar que é extremamente saciante e saborosa, a aveia tem ainda a vantagem de ser utilizada nas mais diferentes receitas – juntar ao iogurte, colocar nas sobremesas ou mesmo fazer umas simples papas de aveia que podem ter sabores completamente diferentes – rica em vitaminas e minerais ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir algumas doenças.

Esta uma é das minhas receitas preferidas e, normalmente, faço-a ao pequeno-almoço. Se tiver muita muita fome à noite opto por fazer umas simples, sem chocolate – uma vez que o chocolate pode tirar o sono. Bem, chega de conversa… Querem saber como fazer esta receita?

Ingredientes:

  • Aveia em flocos – também pode ser farelo
  • 1 copo de bebida vegetal. A minha é de amêndoa
  • 1 q. Chocolate preto 75% – optei pelo da Pantagruel ou Pingo Doce sem açúcares

Preparação:

  1. Colocar o leite em lume brando cerca de 5min
  2. Quando já tiver quente (sem ferver), adicionar os flocos de aveia e 1 quadrado de chocolate preto
  3. Ir mexendo levemente até começar a engrossar, manter sempre o lume brando
  4. Quando tiver a consistência desejada, retirar do lume

Sugestões de toppings:

Eu acabei por juntar algumas framboesas apenas no final mas podem adicionar o que preferirem. Qualquer fruta é uma excelente opção, sementes também fica bem, frutos secos ou puré de fruta. Espreitem a minha outra receita com um ingrediente novo.

Fotografia: Pinterest